domingo, 23 de novembro de 2008

Pense por você mesmo

Não há ninguém no mundo que lhe conheça melhor do que você. Ando pensando muito nisso porque, em momentos de crise pessoal, acabo ouvindo o que os outros têm a dizer sobre mim com um filtro muito mais permeável do que o usual. Concordo que às vezes é bastante difícil compreender a situação como um todo quando se está envolvida nela, mas precisamos conseguir. 

As pessoas têm suas neuroses e traumas, que acabam influenciando seu julgamento e tornando suas opiniões menos confiáveis. Isso sem falar nos interesses pessoais que inevitavelmente povoam todas as suas ações, e que normalmente diferem dos seus. Desta forma, é imprescindível que pensemos por nós mesmos, pois somos as únicas pessoas em que podemos confiar completamente - pelo menos em intenção. 

Já esperei muito de muita gente. Hoje em dia, não espero quase nada. Podem me chamar de pessimista, mas prefiro confiar nos meus braços e pernas do que nas ações e reações de outros. Ainda não aprendi a não me decepcionar, por isso não gosto de contar com a ajuda de ninguém. Isso não significa que eu ache que as pessoas são más ou coisa do tipo, mas sim que cada um tem a obrigação de cuidar de si e não tem obrigação nenhuma de cuidar dos outros. Como eu já disse neste blog anteriormente, acho que a maior virtude de alguém é não esperar ser salvo, é salvar-se por si só - ou seja, não achar que sempre haverá alguém (Deus, pais, governo...) para ajudá-lo a sair de alguma encrenca, mas trabalhar para resolver seus próprios problemas. Não é que não possamos aceitar ajuda oferecida por alguém querido, ou mesmo pedir, mas não podemos contar com isso. 

Ser ajudado por alguém que gosta de nós e quer nosso bem é ótimo, mas se não formos, isso não é uma grande decepção - nem mesmo nos questionaremos "por que fulano não me ajudou?", simplesmente resolveremos nossos problemas sozinhos.

Há algum tempo atrás eu confiei nos instintos de outros, o que me trouxe bons e maus resultados. Agora, só farei o que julgar necessário e interessante para mim. Vou pensar por mim e para mim, sem ídolos ou superegos personificados. 

Acho que este é o caminho da felicidade: pensar por mim mesma.

 


Um comentário:

Vitor Oliveira Jorge disse...

Olá
Conhece:
http://trans-ferir.blogspot.com
Saudações
Vitor O. Jorge